Rádio Onda Viva

Emissão Online

Tolentino Mendonça abre 17.º Correntes d'Escritas com mais ligação à cidade

Mais um dia de encontro, 11 mesas, 75 escritores de 11 países, mais de 10 mil pessoas esperadas e três novidades: uma exposição de Hélder Carvalho espalhada pela cidade, um autocarro com viagem literárias pelo concelho e uma enorme tenda à porta do Cine-Teatro Garrett, que albergará a habitual Feira do Livro. Será assim, este ano, a 17.ª edição do Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, que vai decorrer, na Póvoa, de 23 a 27 de Fevereiro.

O vereador da Cultura, Luís Diamantino, explica que a ideia é que as pessoas transbordem do Cine-Teatro Garrett para a rua e da rua para o teatro e que o Correntes seja, cada vez mais, um encontro de toda a cidade.

O Correntes arranca dia 23 com o lançamento do Dicionário Ilustrada de Eça de Queirós, da autoria do poveiro Alfredo Campos Matos, um dos grandes queirosianos vivos. No dia 24, de manhã, será anunciado o vencedor do Prémio Literário Casino da Póvoa, onde figuram 13 finalistas, entre os quais o vilacondense valter hugo mãe com “A desumanização”.

A conferência de abertura será no dia 24 e ficará a cargo de José Tolentino Mendonça. Luís Diamantino explica a escolha de uma figura que é um “escrutinador da sociedade atual”, que “nos obriga a refletir sobre o momento que estamos a viver”.

O segredo das Correntes? A proximidade entre escritores e leitores e, cada vez mais, jovens a participar no evento, tudo feito com 50 mil euros de orçamento, co-financiado em 74% pelo Fundo de Turismo.

O Correntes d’Escritas vai decorrer de 23 a 27 de Fevereiro no Cine-Teatro Garrett. Em próximos serviços informativos continuaremos a trazer-lhe as novidades deste ano de um dos maiores eventos literários do país…

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

RECOMENDADAS

Login