Rádio Onda Viva

Emissão Online

Carros incendiados na Sopete, PSD "culpa" fecho da Esquadra das Caxinas

Dois carros arderam, hoje durante a noite, na Urbanização da Sopete, em Vila do Conde. Ao que tudo indica, tratou-se de fogo posto. As duas viaturas – um BMW e um Renault Clio – ficaram completamente destruídos. Os Bombeiros de Vila do Conde foram chamados ao local à 1h40 para apagar as chamas e conseguiram evitar que o fogo se propagasse a outras viaturas estacionadas no local.

Miguel Paiva, do PSD, fala num aumento da sensação de insegurança naquela área da cidade e num maior número de ocorrência de assaltos a residências e estabelecimentos comerciais, desde que, no início do ano, a Esquadra da PSP das Caxinas “fechou ao público durante o período nocturno”, apesar de manter, em permanência, no interior das instalações dois agentes daquele corpo policial.

O vereador social-democrata já questionou a Câmara sobre o encerramento ao público da esquadra da PSP nas Caxinas durante a noite e quer saber o que vai a autarquia fazer para reforçar o policiamento nocturno naquele lugar da cidade.

À Onda Viva, Elisa Ferraz explica que também ficou “muito preocupada” quando soube do suposto encerramento. A presidente da Câmara de Vila do Conde esteve a informar-se detalhadamente sobre a situação e garante que, tirando o facto de a porta estar fechada, nada mudou: há os mesmos meios, o mesmo serviço, só é preciso tocar à campainha.

Recorde-se que o posto das Caxinas é, na verdade, a 8.ª Esquadra de Investigação Criminal, que, em rigor, não presta os serviços de atendimento ao público de uma esquadra da PSP convencional. Ali trabalham os elementos ligados à investigação de crimes, que trajam à civil e que, entre outras tarefas, realizam vigilâncias, escutas inspeções, interrogatórios e buscas domiciliárias, em casos, por exemplo, ligados ao tráfico de droga.Até ao final do ano, havia um agente da Esquadra de Vila do Conde destacado na divisão das Caxinas para fazer o atendimento ao público, mas, por falta de pessoal, o agente não permanece, agora, naquele local durante a noite.

(Fotografia de Cláudio David Silva Resende)

RECOMENDADAS

Login