Rádio Onda Viva

Emissão Online

Portugal com sorteio favorável para Euro 2016

Todos sabemos que os treinadores gostam de dizer que todos os adversários são sempre muito difíceis de defrontar, mas neste Euro 2016 Fernando Santos não se pode queixar da sorte. Portugal evitou as seleções mais fortes (como a Itália e a Suécia) dentro das menos fortes do sorteio e vai começar a disputar o Europeu do próximo ano contra Áustria, Hungria e Islândia, no grupo F.

O primeiro jogo da seleção portuguesa está marcado para 14 de junho de 2016, perante a Islândia, em Saint-Étienne. Segue-se a Áustria, no dia 18, em Paris, e a Hungria, no dia 22, em Lyon.

A Áustria é, de longe, o adversário mais cotado que Portugal terá no grupo, até porque se qualificou para o Europeu sem qualquer derrota (somou apenas um empate, perante a Suécia), num grupo que tinha também Rússia, Suécia, Montenegro, Liechtenstein e Moldávia. Os austríacos contam no grupo com um dos melhores defesas da Europa, David Alaba, do Bayern de Munique, e com um avançado que já jogou em Portugal, no FC Porto: Marc Janko.

Outro conhecido dos portugueses que pode chegar ao Euro (ainda que não tenha estado recentemente na seleção) é o islandês Helgi Daníelsson, que esteve no Belenenses em 2013/14 e 2014/15. A seleção liderada pelo sueco Lars Lagerback e pelo islandês Heimir Hallgrimsson (sim, há dois selecionadores) não tem grandes estrelas (ou não fosse a Islândia um país como pouco mais de 300 mil habitantes), mas surpreendeu na qualificação para a prova ao derrotar, por duas vezes (2-0 e 1-0), a Holanda, que não se qualificou. Os islandeses também ficaram à frente da Turquia no grupo, perdendo a liderança por dois pontos para a República Checa.

Já a seleção da Hungria, que participou apenas nos primeiros quatro Europeus, entre 1960 e 1972 (que falta faz um Puskás), chegou à prova ao derrotar a Noruega no playoff, depois de ter ficado em 3º lugar de um grupo com Roménia e Irlanda do Norte no topo.

O sorteio do Europeu, realizado em Paris, foi o primeiro com 24 equipas, que formaram seis grupos (A a F) de apuramento para os oitavos de final, para onde passarão os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos e os quatro melhores terceiros classificados.

Grupo A: França, Roménia, Albânia e Suíça

Grupo B: Inglaterra, Rússia, Gales e Eslováquia

Grupo C: Alemanha, Ucrânia, Polónia e Irlanda do Norte

Grupo D: Espanha, Turquia, República Checa e Croácia

Grupo E: Bélgica, Itália, República da Irlanda e Suécia

Grupo F: Portugal, Islândia, Áustria e Hungria

Fonte: Expresso

RECOMENDADAS

Login