Rádio Onda Viva

Emissão Online

Veja as primeiras imagens da "Nova Fortaleza"

Abre este sábado ao público a renovada Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição. A pouco mais de 24 horas da inauguração, a Rádio Onda Viva mostra-lhe as primeiras imagens do interior do espaço. Aires Pereira diz que está foi uma obra difícil, até por se estar a intervir num monumento de interesse público e com muita história. Amanhã, diz, termina o tempo da Câmara e começa o tempo do concessionário, que o presidente da Câmara da Póvoa espera que tenha “engenho e arte” para dar vida ao espaço. Por enquanto a fortaleza vai ficar aberta a visitas, mas ainda sem os cinco espaços - restaurante, a cafetaria e os três bares – em funcionamento.

Aires Pereira não se cansa de reafirmar a triologia Fortaleza-Cineteatro Garrett e Museu do Mar, que será, em breve complementada com as intervenções a decorrer no porto de pesca – nomeadamente a nova marina e o parque de skates, já em construção. Agora, resta que o concessionário, que ganhou por cinco anos a exploração daquele espaço, corresponda. O presidente da Câmara da Póvoa não esconde alguma insatisfação com o concessionário, que ainda não começou a apetrechar os cinco espaços interiores e garante que vai insistir e dar-lhe prazos mais apertados.

Quanto à obra, o autarca reafirma: a ideia foi manter o mais possível a velhinha Fortaleza, mas, tendo em conta, que agora será um espaço lúdico e de cultura. Por isso, no interior, desapareceu o velho jardim para dar origem a uma praça, mantiveram-se os edifícios agora restaurados – que serão, no futuro, o restaurante, a cafetaria e os três bares –, embora remodelados por dentro, manteve-se a pequena capela, de 1743, dedicada a Nossa Senhora da Conceição e, à entrada, foi restabelecida a rampa única original e até a ponte levadiça, que há uns anos tinha sido demolida.

A Fortaleza – ou melhor o Castelo – como é conhecido entre os poveiros, abre amanhã, a partir das 22h00, com um espetáculo que juntará, em palco, música, dança, ballet-teatro e acrobacia. Depois, ficará, garante, Aires Pereira, aberto ao público e visitável para todos, mesmo depois da abertura dos espaços, ainda sem data marcada.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

 

RECOMENDADAS

Login