Rádio Onda Viva

Emissão Online

Escola Eça de Queirós em grande no 9.º Concurso de Vídeo Escolar (com fotogaleria)

A Escola Secundária Eça de Queirós (ESEQ) saiu em grande na Categoria de Animação do 9.º concurso de Vídeo Escolar “8 e Meio” ”, organizado pelo clube de cinema da “Eça de Queirós”. Guilherme Festas venceu com “Satya” e Patrícia Sousa, também da ESEQ, ficou em 2.º lugar com “Immerse”. Na Categoria Geral, o 1.º prémio foi para “Ego”, de Maria Miguel da Escola Artística Soares dos Reis, e o 2.º lugar ficou para Vasco Rodrigues da Escola Secundária José Régio, de Vila do Conde, com “Profeta”. O jovem vila-condense arrecadou ainda o Prémio do Público. “Espectrum”, de Inês Calafate e Inês Oliveira, venceram o prémio dedicado apenas aos filmes da ESEQ.

Luís Nogueira, o coordenador do clube de cinema e organizador do concurso, congratulou-se com a presença de 80 filmes a concurso, provenientes de 21 escolas de norte a sul do país, entre as quais Faro e Lisboa, e com a qualidade que vem crescendo ao longo das nove edições. Este ano, chegaram mais filmes ao concurso e também ao nível da ESEQ aumentaram as participações de alunos poveiros. Luís Nogueira diz que o concurso começou numa pequena sala na “Eça de Queirós”. Seguiu-se o Diana-Bar, o Auditório e, este ano, pela primeira vez, o Garrett. A “grande sala da cultura poveira” foi, para a organização, o corolário de nove anos de trabalho. 

Guilherme Festas explica que “Satya” era, inicialmente, apenas uma proposta da Oficina de Multimédia, mas o jovem que, deixou já a ESEQ e está já da faculdade em Artes Digitais e Multimédia na ESAD, queria mais. Trabalhou durante todo o Verão para pôr pronta a “curta” de animação, que agora saiu vencedora. O jovem poveiro de 18 anos mostrou-se radiante com a conquista do prémio e louva a iniciativa da ESEQ.

Vasco Rodrigues, da “José Régio”, conquistou o 2.º lugar na Categoria Geral. O jovem vilacondense de 17 anos explica que, no seu caso, o processo foi inverso: criou um filme para imagens já existentes. O resultado convenceu o júri. Vasco é aluno de Artes em Vila do Conde e cinema é uma das possíveis carreiras no futuro.

A sessão de encerramento do 9.º Concurso Oito e Meio, que decorreu num Garrett com casa cheia, contou ainda com dois apontamentos pelos alunos da Escola de Música da Póvoa de Varzim, um deles em forma de filme-concerto, com  uma interpretação do tema “As Time Goes By”, do filme Casablanca.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da tarde.

 

RECOMENDADAS

Login