V.Conde inaugura 65 novas habitações para famílias carenciadas
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em quarta-feira, 30 outubro 2024 09:22
- Escrito por: Sara Arnaud
A Câmara Municipal de Vila do Conde inaugurou ontem os primeiros 42 fogos habitacionais em Freiras de Santa Clara e uma Unidade Residencial em Vilar do Pinheiro com capacidade para 23 famílias, no âmbito do Programa 1.º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. A cerimónia contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, a secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, o presidente do conselho diretivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Benjamim Pereira e de representantes de entidades parceiras como a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
O presidente da câmara revelou que as famílias beneficiadas serão selecionadas por critérios de necessidade. Para Vítor Costa, cada casa que se constrói é um grande contributo para a inclusão social das famílias vilacondenses. O edil afirmou que a habitação é uma prioridade do executivo, com mais de 100 milhões de euros investidos na construção de 658 novas habitações e na reabilitação de mais de 800 fogos, que vão beneficiar cerca de 1600 famílias no concelho.
Os fogos na Rua Freiras de Santa Clara incluem vários serviços de apoio como cafetaria, lavandaria, supermercado e instalações da Santa Casa da Misericórdia, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos moradores. Atualmente, estão em construção mais 79, dos quais 36 serão concluídos no início do próximo ano. O Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Maia, realçou o uso de soluções sustentáveis e eficientes integradas nas habitações.
Na sua intervenção, Miguel Pinto Luz, sublinhou a importância das parcerias com o terceiro setor, como a Santa Casa e o Centro Paroquial Porfírio Alves, para garantir o sucesso da Estratégia Local de Habitação. Com este projeto, o município contribui para as metas nacionais do Programa 1.º Direito, que prevê a construção de 26 mil habitações até 2026, e apoia o objetivo governamental de mais 33 mil habitações até 2030.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol