Rádio Onda Viva

Emissão Online

Onze portugueses entre os professores mais inovadores

A Microsoft elegeu 11 professores portugueses como sendo dos mais inovadores do mundo com uso da tecnologia nas aulas. Robôs, códigos de programação, computadores portáteis, mesas e quadros interactivos são parte do material escolar dos alunos do Colégio Monte Flor, em Carnaxide, onde dois docentes foram recentemente distinguidos pela Microsoft como sendo dos mais inovadores do mundo.

O programa "Professores Inovadores" elegeu 11 professores portugueses entre 800 em todo o mundo que foram considerados "campeões da integração de tecnologia na sala de aula", segundo Vânia Neto, do departamento da Educação da Microsoft, reconhecendo o esforço dos docentes para fazer a diferença no método de ensino.

Rui Lima e Andreia Sequeira, docentes do segundo e quarto ano no Colégio Monte Flor, consideram que o uso da tecnologia em sala de aula não isola os alunos. Pelo contrário, "incentiva-os a comunicar e a colaborar mais. Nunca trabalham individualmente", explica Rui Lima.

Os alunos parecem gostar destas aulas diferentes e diversão foi a palavra mais utilizada: "Aqui aprendemos de forma diferente, não fazemos fichas", diz um dos estudantes. A facilidade de aprendizagem é outro dos aspectos apresentados pelos mais novos.

Andreia Sequeira diz que o prémio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido. A professora destaca ainda a importância de influenciar os outros a novas práticas de ensino. "É bom para o colégio e também para as outras escolas perceberem que é possível".

Inovação no Gana

E inovar nem sempre é sinónimo de tecnologia. É o caso de um professor que Rui Lima conheceu no Gana. Com o pouco material que tinha conseguia ensinar e dar aulas dinâmicas.

"Como não tinha espaço para todos os alunos, metia-os na rua, debaixo de uma árvore ou num espaço aberto. Fazia actividades espectaculares com os alunos. Ser inovador é isso mesmo", conta.

No ano passado, Rui Lima e os alunos criaram um canal no YouTube com tutoriais a explicar como programar. Dois deles, Gonçalo Calçadas e Matias Fareleira, com sete anos, desenvolverem um jogo sobre o meio ambiente. Venceram a final europeia do "Kodu Conquerors", uma competição de programação, também organizada pela Microsoft.

Estas são aulas diferentes, mas Rui e Andreia esperam que no futuro se espalhem por todo o país.

Paralelamente à distinção dos professores, a Microsoft também elege as escolas mais inovadoras. O Colégio Monte Flor, em Carnaxide, e o Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima, são as representantes portuguesas na lista.

Fonte: Rádio Renascença

RECOMENDADAS

Login