Rádio Onda Viva

Emissão Online

PJ foi a Espanha deter suspeito de crimes em V.Conde

A Polícia Judiciária deteve ontem o elemento que faltava de um grupo responsável pelos crimes de homicídio, na forma tentada, extorsão, tráfico de estupefacientes, detenção de armas proibidas e furto qualificado, ocorridos em Vila do Conde e na Maia, em 2021 e 2022. A detenção ocorreu em Madrid na sequência de uma operação feita em articulação com a Unidade de Cooperação Internacional Europol e com as autoridades espanholas. O agora detido tem 38 anos e foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A investigação teve início em abril de 2021, altura em que um comerciante, na zona de Vila do Conde, foi abordado para pagar uma “taxa” por cada caixa de produtos têxteis que vendesse no estabelecimento. A vítima, após recusar, foi várias vezes ameaçada de morte, até que, em finais de agosto desse ano, acabou violentamente agredida a soco, pontapé e com arma branca.

Posteriormente, uma ação policial em fevereiro de 2022 permitiu localizar, numa antiga fábrica na zona da Maia, quatro estufas destinadas à produção industrial, ilícita, de liamba. Na altura, foram detidos seis suspeitos, já condenados a penas entre os 5 e os 7 anos, assim como apreendidos vários elementos de prova, relativos à produção e tráfico de droga, uma arma de fogo e respetivas munições, documentos de identificação, dezenas de passaportes falsos e milhares de euros em numerário.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login