Rádio Onda Viva

Emissão Online

Primeiro-Ministro veio ao Dia da Cidade e prometeu voltar

Foi na presença do primeiro ministro Luís Montenegro que a Póvoa de Varzim comemorou o 51º aniversário do Dia da Cidade e encerrou as comemorações de meio século de elevação da Póvoa de Varzim à categoria de Cidade.

Na sua intervenção, o edil Aires Pereira sublinhou que “a cidade, sendo historicamente a maior construção do engenho humano, é por isso a mais autêntica expressão da alma e do caráter daqueles que a habitam”, é o “nosso retrato” e “somos nós, nas nossas virtudes e defeitos”. Neste sentido, o Município simbolizou com 34 distinções em pessoas singulares e coletivas o “inquestionável mérito próprio”, daqueles que “representam segmentos muito dinâmicos da nossa sociedade”.

Ao todo, foram 11 as personalidades homenageadas: Abel Carriço, Adalberto Neiva de Oliveira, Francisco Casanova, Joaquim Cancela, Pedro Azevedo, Raúl da Costa, Rui Anahory, Rui Bianchi, Raquel Camarinha, Ricardo Nunes e Sandra Amorim. No que toca a empresas e instituições, o Executivo reconheceu 23: Ortopóvoa, Agros, Tavares de Oliveira, Energie, A Poveira – Fábrica de Conservas, Craveiro Mobiliário, Vidraria da Póvoa, Moldartpóvoa, Pipe Masters, Beltrajo, Grupo CCR, PROF, Grupo Bodegão, RDUZ, Grupo J. Gomes Pereira, Agrozim, Carnes S. José, Grupo 31 de Janeiro e Aqueduto Eventos, Valentim José & Filhos, Lions Clube da Póvoa de Varzim, Varazim Teatro, A Filantrópica e Associação de Futebol Popular da Póvoa de Varzim.

Confessando-se honrado pelo convite para marcar presença nesta celebração, Luís Montenegro sublinhou a “dedicação” de Aires Pereira à Póvoa de Varzim, que “com a sua visão de procura de um concelho que, em primeiro lugar, olhe para aquilo que é mais valioso: as pessoas e a comunidade”, estando à altura de todos aqueles que estiveram a “um nível elevadíssimo no exercício das suas funções nestas cinco décadas de exemplo como poder local democrático” em Portugal. Respondendo ao apelo lançado pelo Presidente da Câmara Municipal, o Primeiro-ministro prometeu que o Governo irá olhar para as quatro matérias fundamentais reclamadas por Aires Pereira: o “nó da A7” em Balasar, a ampliação do Hospital, o assoreamento da barra do Porto de Pesca e a concessão da Zona de Jogo. O Governo “não deixará de tomar uma decisão efetiva e eu voltarei à Póvoa de Varzim quando estes assuntos estiverem resolvidos”, prometeu Luís Montenegro.

No final decorreu um concerto da fadista Cuca Roseta, que surpreendeu a plateia do Pavilhão Municipal ao cantar algumas músicas tradicionais poveiras num estilo musical arrojado e muito próprio, que juntou a tradição do fado aos ritmos originais de percussão.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

 

VianaCar

RECOMENDADAS

Login