Rádio Onda Viva

Emissão Online

São Pedro vai vibrar com as rusgas e o concerto dos Xutos

A prometer muita animação e sardinha nas ruas durante duas semanas, as festas de São Pedro voltam à Póvoa de Varzim já em junho, com início no dia 25 com o São Pedrinho e a Pequenada e final a 7 de julho com a Corrida de São Pedro. O vice-presidente Luís Diamantino apresentou esta quinta-feira o cartaz das festividades, acompanhado pelo presidente da Junta da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, e dos seis responsáveis das associações ligadas aos bairro da cidade, cada uma representada por um par da rusga.

Poveiros e visitantes ficaram já a saber as datas das tradicionais noitadas, ambas de sexta-feira para sábado. Por esse motivo, espera-se uma grande enchente de 28 para 29 de junho e 5 para 6 de julho. As ruas da cidade voltarão a enriquecer-se de história e tradição nesses dois momentos que irão incluir sessões de fogo artifício.

Luís Diamantino agradeceu aos bairros pela dedicação, reconhecendo que “sem eles não seria possível organizar estas festas”, uma vez que tudo resulta de um trabalho conjunto preparado com muita antecedência. O autarca lembrou que a recente criação da segunda noitada foi propositada para todos os bairros viverem com calma e alegremente a festa de São Pedro, algo que na noitada tradicional é mais complicada pela azáfama e logística das rusgas.

Na noite do feriado municipal, dia 29 de junho, já depois de uma tarde que terá a procissão como ponto alto, sobem ao palco, no Largo Vasques Calafate, os "Xutos e Pontapés", prometendo animar ainda mais o público, no ano em que a banda celebra os 45 anos de história. Na noite seguinte, às 22h de 30 de junho, haverá o Cortejo Luminoso na marginal. Também o relvado do Estádio do Varzim vai receber mais uma vez, o Espetáculo das Rusgas, desta feita no dia 6 de julho, um sábado, pelas 22h.

Refira-se que a abertura da iluminação festiva nos bairros será na noite do dia 25, a inauguração dos tronos no dia 27 e na primeira semana de julho haverá concertos todas as noites no Palco do Passeio Alegre (Siga a Farra no dia 1, Garajau no dia 2, Retimbrar no dia 3 e Top 5 no dia 4), sendo ainda de salientar que o Festipóvoa – Festival de Folclore será a 30 de junho).

Para divulgar o cartaz, a Rusga da Póvoa vai este ano visitar várias localidades: Ponte de Lima e Viana do Castelo no dia 1 de junho, no dia 8 ruma às ruas espanholas de Vigo e finaliza em Aveiro no dia 15. O vereador salientou que esta ação é importante para promover esta festa única a nível nacional.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.


VianaCar

RECOMENDADAS

Login