Rádio Onda Viva

Emissão Online

D. José Cordeiro: "Ajuda-nos a ver pequena Gabriela"

O arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, fez questão de presidir, ontem, à eucaristia do funeral de Gabriela Moreira para deixar uma palavra de conforto a familiares e amigos da pequena escuteira de oito anos que, no passado domingo, perdeu a vida num trágico acidente em Lijó, Barcelos.

"A morte da pequena lobita Gabriela é a mais cruel de todas as provações. De um momento para o outro, a vida desabou, e arruinaram-se os sonhos e as expectativas, os projetos e as esperanças, os desejos e a vontade de os concretizar. Num dia, celebrávamos a tua promessa de lobita, acompanhávamos as caçadas da tua alcateia e o significado que ias dando ao Livro da Selva; no outro, assistimos à tua trágica partida.

Na verdade, a Gabriela partiu, mas não estou certo de que tenha morrido, porque o que nos deixou é vida, sede e fome de fazer. A Gabriela é um convite à celebração da vida, mesmo quando a vida é brutal e nos esmaga o entendimento; ela ficará como um ícone da juventude, da beleza, que nos faz, apesar de todas as monstruosidades, querer arriscar pelo caminho do bem. (...)

Gabriela, ajuda-nos a ver, através do horror da tua partida, os motivos para viver e a urgência de fazer com que a tua vida não morra. Ajuda-nos a ver a luz, e não a escuridão. (...) Ajuda-nos, pequena Gabriela, através do teu exemplo, a deixar o mundo um pouco melhor do que ele é, enquanto aqui estamos", afirmou D. José Cordeiro, na homilia intitulada "Ajuda-nos a ver".

A igreja foi pequena para os tantos que se quiseram despedir da pequena lobito. Já no cemitério foi-lhe prestada uma homenagem pelo Rancho Folclórico de Carapeços e procedeu-se à largada de balões brancos.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login