Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara da Póvoa quer discutir concessão da rede elétrica

A Câmara da Póvoa de Varzim quer ver discutida a concessão da rede elétrica. A concessão à EDP é de 1984 e já devia ter sido renegociada, mas a verdade é que, explica o presidente da Câmara, Aires Pereira, a questão já anda a ser discutida há quatro anos e nada se conclui. As infraestruturas são pertença dos municípios, que recebem, por elas, uma renda paga pela EDP, mas, neste momento, o cenário é muito diferente do que existia em 1984 e a E-redes é, agora, uma empresa privada, pelo que a Póvoa gostava de ver o contrato revisto e atualizado.

A questão obrigou, agora, o Relatório e Contas da Câmara da Póvoa a incluir uma reserva, já que, sem dados fidedignos, o município não sabe quanto vale a rede e se, em caso de resgate da concessão, teria dinheiro a haver ou a pagar à EDP. Aires Pereira lamenta que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos não dê esses valores às autarquias.

O edil diz que a renda está depreciada e municípios como a Póvoa estarão a perder dinheiro. 

O autarca poveiro já participou em várias comissão, já foi, inclusive, representante da Área Metropolitana do Porto junto do governo para discutir esta matéria, mas não tem grande esperança que o assunto seja discutido ainda durante este mandato.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login