Rádio Onda Viva

Emissão Online

Escuteiros decretam semana de luto pela morte de jovem lobita

Foi um domingo trágico para a comunidade de escutas barcelense. Uma criança de apenas oito anos, acabou por não resistir a um atropelamento de um grupo de escuteiros, em Lijó, no concelho de Barcelos.

O Corpo Nacional de Escutas decretou uma semana de luto pelo falecimento da pequena escuteira e segundo a Proteção Civil, ainda existiu um ferido grave e três ligeiros, com idades compreendidas entre os 8 e os 21 anos.

Em comunicado, a organização declarou que: "Pelo falecimento da Lobita Gabriela Maria Teixeira Moreira, ao abrigo do artigo 9º, do Regulamento de Protocolo do CNE, a Junta Central, solidária com o Agrupamento 528 - Lijó, o Núcleo de Barcelos e a Região de Braga, decreta luto oficial nacional por um período de 7 dias, a contar do dia 14 de abril de 2024". O chefe nacional, Ivo Faria, acrescentou ainda em que os associados "podem usar uma braçadeira estreita de crepe preto, colocada no braço esquerdo, sobre o uniforme, como forma de manifestação pessoal de luto seja este institucional ou pessoal".

As bandeiras serão hasteadas a meia-haste ou será colocada uma "banda de crepe preto a cobrir a parte superior de bandeiras quando estas se encontrem em mastros portáteis", simbolizando a perda que marcou e marcará todo o coletivo. Como justificação deste acidente grave, a GNR indicou que a condutora da viatura terá engrenado a mudança errada e acabou por ter um choque direto com o grupo de jovens que estava no adro da igreja da freguesia.

Os feridos foram transportados para o Hospital de Braga e estão em recuperação.

Ainda não são conhecidas as datas das cerimónias fúnebres da pequena Gabriela. O caso está agora a ser investigado.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login