Rádio Onda Viva

Emissão Online

Antiga Qimonda vai acolher novo centro de semicondutores

A antiga Qimonda, agora Amkor, vai ser ampliada. A fábrica de semicondutores de Vila do Conde vai passar a ter um novo centro dedicado às embalagens e testes de semicondutores. O espaço deverá estar em funcionamento no primeiro semestre de 2025. Resulta de uma parceria entre a Amkor e a Infineon e nasce com o objetivo de aumentar a independência da Europa em matéria de semicondutores, em especial para os setores automóvel e industrial.

Especializada em packaging, montagem e teste de semicondutores, a fábrica da Amkor Technology Portugal tem atualmente cerca de 800 trabalhadores. Com este novo projeto, deverá expandir as suas instalações em Vila do Conde. A gigante americana dos semicondutores vai ainda gerir a linha de produção, enquanto a Infineon ficará responsável pela equipa responsável por dar apoio na área de engenharia e desenvolvimento.

A parceria entre as duas empresas vai permitir reforçar a aposta na montagem e teste de semicondutores, aumentando a produção europeia e contribuindo, assim, para a sua independência, especialmente para os clientes do setor automóvel.

"Juntos, estamos a reforçar a importância da Europa como local de fabrico de semicondutores", apontou Alexander Gorski, vice-presidente executivo da Infineon Technologies. A empresa alemã já tem um centro de serviços no Porto, que emprega mais de 600 pessoas e aposta, agora, neste centro de produção conjunto.

Recorde-se que a Amkor comprou, há seis anos, a Nanium, a empresa que nasceu da falência da Qimonda e era detida em 18% pelo Estado (através da AICEP), pelo BCP (41%) e pelo Novo Banco (41%).

VianaCar

RECOMENDADAS

Login