Rádio Onda Viva

Emissão Online

PCP exige calendário para desassoreamento integral do porto da Póvoa

Esta quarta-feira, o PCP entrega na Assembleia da República um projeto de resolução relativo ao assoreamento do porto de pesca da Póvoa de Varzim. O deputado poveiro Jorge Machado, em conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, sintetizou essa proposta, que passaria pela colaboração de peritos meio académico, nomeadamente a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, estabelecendo-se um calendarização para o desassoreamento completo a iniciar-se já este ano - e que o processo não seja remetido “para as calendas gregas ou para a altura das eleições”. 

O dirigente da concelhia da Póvoa do PCP acusou de demagogia  os partidos que sustentam o Governo, PSD e CDS, e não se coibiu de  excluir o PS, nos governos anteriores. Jorge Machado lembrou a perigosidade da situação e os custos inerente à interdição de navegação, com o porto fechado à entrada e saída de embarcações pesqueiras  bastas vezes.

Por seu lado, Mário Mateus, da concelhia do PCP ( e representante da CDU na União de Freguesia da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai) deu conta da debandada de embarcações, “cerca de 90%”, para Matosinhos, um porto mais seguro. Jorge Machado, reforçou que a dragagem em curso não é suficiente. O parlamentar acrescentou, na lista de falhas, os problemas do assoreamento para a Póvoa quando chove muito, causando inundações “no centro da cidade”. Questionado sobre a dotação orçamental prevista para 2015 destinada ao desassoreamento, Jorge Machado sublinhou que o documento é “opaco e imperceptível” para os próprios deputados, não se sabendo bem “em que é gasto o dinheiro de todos os contribuintes”.

Refira-se que também o PSD, PS, CDS e Bloco de Esquerda apresentam propostas neste âmbito a nível nacional.

As declarações podem ser ouvidas na edição local da manhã.

 

 

RECOMENDADAS

Login