Rádio Onda Viva

Emissão Online

Conserveira Gencoal quer despedir 97 trabalhadores

A fábrica de conservas Gencoal, situadas nas Caxinas, anunciou o despedimento de 97 trabalhadores. A empresa, que pertence ao grupo italiano Generale Conserve, justifica-se com um contexto adverso para a indústria conserveira.

De acordo com o jornal Público, os 97 trabalhadores foram informados do despedimento coletivo em comunicação entregue em 14 de março. Este número representa mais de um terço da força de trabalho atual da Gencoal, que emprega 277 pessoas.

A empresa, que foi salva da falência em 2009 pela Generale Conserve, produz conservas de cavala e salmão, destinadas à revenda pelo grupo italiano. No entanto, nos últimos tempos, enfrentou várias contingências, incluindo rupturas nas cadeias de abastecimento e aumento dos custos das matérias-primas e energia. Agora, diz que essas dificuldades se refletiram na queda do volume de vendas da empresa-mãe, que afetaram diretamente a Gencoal e obrigam à redução do quadro de pessoal.

Durante a pandemia, a Gencoal chegou a empregar 450 pessoas. Desde então, tem vindo a reduzir o quadro de pessoal, em contraciclo com o crescimento do setor das conservas em Portugal, que continua a prosperar, com investimentos significativos e aumento das exportações.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login