Rádio Onda Viva

Emissão Online

Demolido muro polémico junto ao aqueduto em Beiriz

O Município da Póvoa de Varzim revelou hoje que já foi efetuada a demolição total do muro de betão, com um metro e meio de altura, que tinha sido erguido encostado ao Aqueduto de Santa Clara, no largo de Mauverde em Beiriz. Essa obra particular foi contestada pelo PS e pelo BE uma vez que não havia sido acautelado o afastamento do aqueduto e dois dos arcos ficavam mesmo no interior de uma propriedade privada que engloba um loteamento de vivendas.

Agora, diz a autarquia, “o monumento nacional volta a recuperar a sua dignidade e estrutura original, assim como vê ampliada a área envolvente; uma vez que foi cedida ao Município, pelo proprietário, uma parcela de terreno com a área de 726,80 m2, que será agora devolvida à comunidade para fruição pública”. Acrescenta o comunicado municipal que “esta nova área pública no largo de Mauverde junta-se, agora, a toda a restante área envolvente do monumento que a autarquia irá requalificar, criando uma zona aprazível, de passeio, de descanso e de lazer coletivo”.

Segundo a Câmara, no total tratam-se de 1493m2 que darão lugar, em breve, a um arranjo urbanístico semelhante ao investimento público de 611 mil euros que foi feito na recuperação do Aqueduto de Santa Clara na freguesia de Argivai.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login