Rádio Onda Viva

Emissão Online

Tourada de anões instala a polémica em Abade de Neiva

Está instalada a polémica em Abade de Neiva, Barcelos. A Comissão de Festas da Senhora da Abadia pretende realizar, em junho, uma "tourada de anões". A plataforma "Basta de Touradas" e o PAN já vieram criticar o evento. Denunciam o abuso dos animais e garantem que o espetáculo põe em causa "a própria dignidade humana". A Comissão de Festas diz que não há qualquer tipo de violência sobre os animais e explica que é apenas um espetáculo de humor. O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva recusou comentar a polémica, alegando que o espetáculo vai decorrer numa altura em que já terminou o seu mandato.

"É um espetáculo de humor. Um espetáculo de comédia que não inflige qualquer tipo de violência sobre os animais. Uma paródia organizada por profissionais, inofensiva, com a finalidade de alegrar e cativar o seu público. E os anões são pessoas, como outras quaisquer, que participam no espetáculo por sua livre e espontânea vontade", afirma a Comissão de Festas da Senhora da Abadia. A organização espera, assim, angariar fundos para as Festas da Senhora da Abadia, que se realizam em agosto.

"A 'Basta de Touradas' tudo fará para impedir este evento degradante para os animais e para as pessoas. Este tipo de espetáculo tauromáquico foi criticado, em 2022, pelo Observatório da Deficiência e Direitos Humanos e pela Associação Nacional de Displasias Ósseas, que o consideraram um grave retrocesso civilizacional', diz a plataforma, que tem vindo a combater a realização de touradas.

A "Basta de Touradas" recorda que as touradas com pessoas com nanismo foram proibidas em Espanha, em abril de 2023, por serem consideradas "espetáculos degradantes para pessoas portadoras de deficiência". Em Portugal, a legislação e a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) continuam a permitir estes espetáculos. A plataforma diz esperar que o Estado português e a IGAC atuem e garante que "tudo fará para impedir este evento degradante para os animais e para as pessoas".

O espetáculo, saliente-se ainda, carece ainda de licença, a ser emitida pela Câmara de Barcelos.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login