Rádio Onda Viva

Emissão Online

Camisola Poveira incluída no registo de produções artesanais

A camisola poveira já faz parte do registo nacional de produções artesanais tradicionais. O despacho foi publicado, ontem, no Diário da República e conclui um processo que se desenrolava desde 2022.

A tradicional camisola do pescador poveiro recebeu, a 19 de fevereiro, a aprovação para integrar o registo nacional, ficando a sua manufatura protegida através de um caderno de especificações, incluindo a delimitação geográfica da área de produção. Com esta decisão, que já tinha sido ratificada por uma comissão consultiva, a Câmara da Póvoa, como entidade promotora, pode agora avançar para um registo da denominação da produção, junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, estabelecendo, com base na história, geografia e tradição, as características desta peça de vestuário.

No caderno de especificações ficou, agora, delimitada a área de produção – que abrange todo o concelho da Póvoa -, bem como as características e técnicas de produção, para garantir a autenticidade e preservação da sua identidade. Com mais de um século de existência, a camisola poveira foi-se transformando numa peça de traje festivo masculino, como um símbolo emblemático da Póvoa e da sua iconografia. É feita em lã natural de ovelha, de cor branca, e decorada com bordados a ponto de cruz, em preto e vermelho, evocando motivos marítimos, sobretudo ligados à pesca.

O processo de certificação começou em 2021, na sequência da polémica com a estilista norte-americana Tory Burch. A milionária lançou na sua coleção uma peça muito semelhante, que dizia ser de inspiração mexicana, com um preço de 695 euros. A Póvoa protestou bem alto. O Ministério da Cultura avançou com uma acção judicial para “reparação dos danos para a cultura portuguesa e da Póvoa de Varzim”. A estilista acabou por retirar a peça de venda e pedir desculpa. Foi o empurrão que a Póvoa precisava para certificar, junto do Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP), a sua velhinha camisola.

OP Automóveis

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login