Rádio Onda Viva

Emissão Online

Vitor Costa acusado de não fornecer a auditoria de contas da CM

Os deputados do PSD na Assembleia Municipal de Vila do Conde acusam o presidente da Câmara, Vítor Costa, de não disponibilizar a auditoria realizada às contas da Câmara de Vila do Conde. Cecília da Costa Pereira explica que, há mais de um ano, que aguarda por cópias de oito documentos, sem resposta. Em causa estão, por exemplo, a proposta de revisão do PDM, o protoloco de transferência de competências em matéria de saúde, o estudo do impacto financeiro da transferência de competência e, mais recentemente, a muito badalada auditoria às contas. A deputada social-democrata quis saber se a presidente da Assembleia Municipal insistiu no pedido e que resposta teve.

Ana Luísa Beirão diz que pediu e continua a aguardar resposta. Cecília da Costa Pereira propôs, então, que a presidente da Assembleia Municipal denunciasse o caso à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA).

A proposta esbarrou no chumbo do PS. João Fonseca diz os resultados da auditoria foram entregues a todos os vereadores em reunião do executivo municipal. Se no PSD, deputados e vereadores não comunicam, isso é um problema do partido. A deputada do PSD diz que todos os vilacondenses querem saber se havia ou não um buraco financeiro de 13 milhões de euros e isso só com o acesso à auditoria no seu todo e não às conclusões que o presidente da Câmara entendeu revelar.

João Paulo Maricato, do movimento independente NAU, diz que legalmente a auditoria tinha que ser apresentada à assembleia no prazo de 10 dias e isso não aconteceu, numa clara violação da lei. Os resultados da auditoria e outros documentos municipais, que o PSD diz continuar a aguardar que lhe sejam enviados.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login