Rádio Onda Viva

Emissão Online

Avançam dragagens de 6 milhões em 6 portos nortenhos até 2027

O governo acaba de autorizar a realização de dragagens de manutenção em seis portos de pesca da região norte, entre 2024 e 2027, num investimento de cerca de seis milhões de euros. Serão realizadas dragagens nos portos da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Esposende, Vila Praia de Âncora (Caminha), Castelo de Neiva (Viana do Castelo) e Angeiras (Matosinhos).

A resolução do Conselho de Ministros de 22 de fevereiro foi publicada hoje em Diário da República. As dragagens ficam a cargo da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. “A necessidade de uma gestão eficiente das dragagens nestas áreas torna premente a celebração de contratos plurianuais, de forma a permitir que as operações de dragagem possam ser executadas nos períodos mais favoráveis ou sempre que exista uma situação de assoreamento que prejudique o acesso a determinado porto, com risco para a segurança das embarcações e seus tripulantes”, lê-se no despacho.

O investimento será repartido em quatro anos, sendo que o valor é de quase um milhão de euros em 2024. No próximo ano serão aplicados dois milhões euros, em 2026 cerca de 2,2 milhões e, finalmente, 883 mil euros em 2027.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login