Polícias da Divisão de Vila do Conde voltam a ser impedidos de folgar
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sábado, 02 março 2024 19:05
- Escrito por: Ana Trocado
Os agentes da Divisão Policial de Vila do Conde da PSP voltaram a ser impedidos de gozar folgas este fim-de-semana. A ordem é do comandante da Divisão, Ezequiel Rodrigues, e volta a evocar a necessidade de assegurar o policiamento de eventos desportivos. É o terceiro fim-de-semana sem folgas no espaço de menos de um mês. A situação está a indignar os efetivos da Divisão, que tem sob a sua alçada as esquadras de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Santo Tirso.
“Tendo em consideração o volume de serviços remunerados e a disponibilidade das escalas, informa-se todo o efetivo policial afeto à Divisão Policial de Vila do Conde que, nos próximos dias 2 e 3 de Março, excecionalmente e por motivo de serviço, poderão ser indeferidos e/ou restringidos total ou parcialmente os pedidos de dispensa de serviços remunerados”, afirma o comandante da Divisão, Ezequiel Rodrigues, numa informação enviada aos agentes na passada quinta-feira.
Na nota, acrescenta ainda que “poderão ser escalados os polícias que se encontrem de folga” e que “nos serviços remunerados que assumem especial relevância ou inerentes a policiamentos desportivos obrigatórios (…) poderão ser nomeados agentes que não constem da Lista de Disponibilidades”. Ou seja, na prática e como o próprio Ezequiel Rodrigues afirma no final da informação “todos devem estar preparados para eventualmente serem escalados”.
Nos fins-de-semana de 10/11 e de 17/18 de fevereiro os agentes já tinham sido impedidos de folgar. A situação volta, agora, a repetir-se pela terceira vez em menos de um mês. A situação, sabe a Onda Viva, está a gerar mal-estar entre os agentes, já que a ordem volta a chegar outra vez “em cima da hora”, “sem respeito pela vida pessoal dos agentes”, impede o pessoal de gozar as folgas a que legalmente tem direito e obriga mesmo quem não queira a fazer serviços remunerados (que deveriam ser um “extra” para quem assim o desejar).
A culpa é, mais uma vez, dos eventos desportivos: esta tarde, houve Corrida da Marginal, a ligar Vila do Conde à Póvoa (17h00). À mesma hora, começou o jogo Varzim x Alverca no Estádio do Varzim. Amanhã, a partir das 10h55, há ciclismo com a 27.ª Clássica da Primavera. Isto, para além do policiamento habitual no Casino da Póvoa e no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde e de outros eventos desportivos de menor importância.
by WebFarol