Rádio Onda Viva

Emissão Online

Hospital de Barcelos fica sem cirurgias ao cancro da mama

A Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende é uma das sete do país que, a partir do próximo dia 1 de abril, vai deixar de realizar cirurgias ao cancro da mama.

De acordo com o jornal "Público", a direção executiva do SNS pretende concentrar as cirurgias nos hospitais que contem com "um volume mínimo de atividade que confira experiência, qualidade e segurança às intervenções". A unidade de medida passa ser a um mínimo de cem cirurgias por ano e dois "cirurgiões dedicados". Ficam, assim, de fora as ULS de Barcelos/Esponde, Oeste, Cova da Beira, Guarda, Castelo Branco, Baixo Mondego e Nordeste. 

A direção executiva do SNS acredita que há “uma relação direta entre o volume de doentes tratados e os resultados", havendo melhores resultados nos hospitais que têm mais casos.

Assim, a partir de 1 de abril, os utentes de Barcelos/Esposende devem ser encaminhados para cirurgia na ULS de Braga. A ULS do Oeste deve enviar os doentes para a ULS da Região de Leiria ou da Lezíria; as da Cova da Beira, Guarda  e Castelo Branco para a ULS de Coimbra ou IPO de Coimbra; a do Baixo Mondego para a ULS da Região de Aveiro ou IPO de Coimbra e, por fim, a do Nordeste para a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login