Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende já tem Mercado Municipal renovado

Já foram inauguradas em Esposende as obras de requalificação do Mercado Municipal. O investimento foi de 2,6 milhões de euros, financiado pelo Portugal 2020. O presidente da Câmara justificou a intervenção com a necessidade de adaptar o mercado às necessidades atuais, criando melhores condições tanto para vendedores como para clientes. Benjamim Pereira explicou que o novo espaço abrirá logo que se realize a hasta pública para atribuição dos lugares de venda.

O renovado mercado conta com “dezenas de bancas para comercialização de fruta, legumes e hortícolas, sete peixarias, seis lojas e uma cafetaria”. Além da questão estética, que foi melhorada, outra mais-valia é a eficiência energética do edifício. No exterior, há um espaço para a realização de eventos. Reconhecendo que a obra se prolongou para além do prazo inicialmente previsto, em virtude de vicissitudes várias, o edil agradeceu a compreensão dos vendedores e dos clientes.

O novo mercado faz ainda a ligação à terra com um painel da autoria do artista plástico Juan Dominguez, que faz a ligação do mar e do campo, aludindo à história e às tradições do concelho. Por isso mesmo, em dia de festa, o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional, de Forjães, levou a cabo uma recriação etnográfica.

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) elogiou a intervenção, que tornou o mercado “mais atrativo e funcional”, considerando que, “além de um espaço de comercialização dos produtos locais, constitui um local de cultura”. António Cunha lembrou que o programa Portugal 2020 permitiu alavancar, em Esposende, projetos no valor de 48 milhões de euros, 14,8 milhões dos quais são projetos municipais. A este montante, somam-se, ainda, 50,4 milhões de euros para empresas do concelho.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login