Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara da Póvoa vai abrir espaço dedicado a Luís Sepúlveda

A Câmara da Póvoa vai abrir um espaço dedicado a Luís Sepúlveda na Casa Manuel Lopes, na avenida Mouzinho de Albuquerque. O anúncio foi feito no Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica. O escritor chileno participou, em 2020, na grande festa da literatura poveira. Dias depois, seria diagnosticado com covid-19 e acabaria por falecer a 16 de abril em Oviedo, Espanha. Ficou, assim, para sempre ligado à Póvoa um dos nomes mais notáveis da literatura mundial.

A família de Luís Sepúlveda ofereceu à Póvoa o seu acervo pessoal, biblioteca e escritório. O município criou o Prémio Luis Sepúlveda, no âmbito do Correntes d’Escritas, e decidiu agora materializar esta doação na criação de um espaço público, de portas abertas, para toda a comunidade.

O novo espaço visa criar condições para alojar o espólio literário do escritor na Casa Manuel Lopes, recriando o seu escritório, e juntando, assim, as duas personalidades da cultura.

A Casa Manuel Lopes vai ser preservada na sua forma e caráter original. O mesmo acontecerá com o jardim, local onde está já um busto de Manuel Lopes. Ao fundo desse jardim há um pequeno edifício, de dois pisos, que será ampliado de forma a acolher o espólio do escritor Luis Sepúlveda. Além disso, este mesmo espaço, que será prolongado numa estrutura metálica desmontável e subtil, em vidro, vai alocar também um centro de estudos.
O Espaço Luís Sepúlveda terá, portanto, dois espaços. Um primeiro de acesso ao público para a apresentação geral da obra do escritor, dedicado à leitura, estudo e interpretação da sua obra. O outro espaço será de biblioteca, leitura e estudo individual, separado dos restantes por estantes com prateleiras onde se colocarão parte das suas obras para consulta e parte dos seus objetos pessoais.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login