Rádio Onda Viva

Emissão Online

Um ecoparque e cinco parques fluviais nas margens do Cávado

Um ecoparque, cinco parque fluviais e 49 quilómetros de passadiços, trilhos e ecovias ao longo das duas margens do rio Cávado. É este o  "masterplan" para o corredor do Cávado, que foi já aprovado em reunião do executivo municipal.

"É um passo decisivo para ligar as pessoas ao rio, um passo importantíssimo na concretização de um projeto que se pretende potenciador de atratividade ao desporto, lazer, recreio e convívio ao ar livre, em comunhão e fruição das pessoas com a natureza. A aprovação deste documento balizador é também o cumprir de mais um objetivo do nosso compromisso eleitoral", congratulou-se o presidente da Câmara, Mário Constantino.

O "masterplan" abrange uma área total de 742 hectares e compreende as duas margens do rio Cávado, ao longo de todo o concelho de Barcelos. Na margem direita, um passadiço de 22 km e na margem esquerda para uma ecovia de 24 km. Os percursos destinados à mobilidade suave e trilhos entre margens têm extensão de cerca de 49 km, interligando-se entre si por açudes e pontes, e e onde serão criados cinco parques fluviais e um ecoparque: os parques fluviais de Mariz, Barcelos e Barcelinhos, Tamel São Veríssimo, Manhente e Areias de Vilar e o ecoparque do Cávado.

A ideia é sempre recuperar os ecossistemas naturais, criar áreas de lazer e desporto ao ar livre, pequenos parques infantis e preservar velhos moinhos, caminhos e muretes.

E stão também previstos locais de estacionamento. que permitirão aos utilizadores combinar os percursos a pé ou de bicicleta com o automóvel.

O plano, diz ainda a autarquia, visa promover o turismo sustentável de recreio e lazer, atendendo a todas as classes etárias e estratos sociais, pela prática de vários desportos, nos espaços de uso público, capazes de atrair um elevado número de pessoas.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login