Rádio Onda Viva

Emissão Online

Barcelos vai criar Rede de Saúde Mental e já reuniu parceiros

Barcelos quer criar uma Rede Municipal de Saúde Mental. A primeira reunião, que reuniu dezenas de parceiros do município, juntas de freguesia, forças de segurança, instituições públicas e de solidariedade social, entre outras, realizou-se na passada sexta-feira.

"Temos no concelho um grande número de respostas desde a infância aos mais velhos, mas, apesar disso, sabemos que muitas pessoas não têm acesso a cuidados adequados de saúde mental, pelos mais diversos motivos. A criação desta rede de saúde mental, a primeira no nosso país, permitirá concretizar atividades de prevenção, educação e sensibilização", explicou o vereador da Ação Social, António Ribeiro.

António Ribeiro acredita que a criação da rede "será um passo importante", que permitirá "promover uma abordagem proativa e preventiva em relação à saúde mental, contribuindo para a redução dos estigmas associados aos distúrbios mentais e, ao mesmo tempo, aumentando a consciencialização sobre a importância dos autocuidados".

O município tem já um plano de ação. O objetivo é simples: "criar sinergias e partilhar experiências, com vista ao desenvolvimento de um trabalho consistente e profícuo".

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login