Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende paga seguros dos bombeiros voluntários do concelho

A Câmara de Esposende foi assumir o pagamento dos seguros de acidentes de trabalho, frota automóvel, responsabilidade civil de transporte de doentes e de embarcações dos bombeiros voluntários do concelho. A decisão foi tomada, hoje, em reunião do executivo.

Assim, a autarquia vai gastar 62.250 euros para pagar, pelos próximos dois anos (2024/2026), os seguros aos bombeiros, sendo que, deste valor, 35.600 euros são para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende e 29.650 euros para a Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão.

A Câmara entende que a “insubstituível e louvável” missão dos soldados da paz “abrange relevantes áreas de interesse público”, garantindo “o socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades, o socorro a náufragos e buscas subaquáticas e o socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar”. Desempenham ainda, acrescenta o município, outras funções “em matéria de prevenção, segurança e outras atividades de proteção civil”.

Para além do subsídio anual de 20.000 euros a cada instituição, a Câmara garantiu, agora, os seguros e tem ainda apoiado a aquisição de viaturas e equipamentos e estabelecido protocolos de cooperação, respetivamente para as áreas da formação e para a recolha e transporte de animais errantes feridos.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login