Rádio Onda Viva

Emissão Online

Câmara de Vila do Conde inativou 350 ninhos de vespa asiática

Durante o ano de 2023, a Câmara de Vila do Conde inativou cerca de 350 ninhos de vespa asiática. Foram reportados ninhos em todas as freguesias, mas destacam-se as freguesias de Vila do Conde, as uniões de freguesias de Touguinha/Touguinhó, Fornelo/Vairão e Bagunte/Ferreiró/Outeiro Maior/Parada.

Os ninhos estavam localizados nos mais variados locais, nas zonas urbanizadas, em vegetação arbustiva, muros ou mesmo no solo e em árvores, localizadas em espaços verdes, arruamentos e espaços florestais.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal tem conseguido, informa ainda o município, agir num prazo de 48 horas após a comunicação, mas também tomar medidas preventivas, tais como a distribuição gratuita de armadilhas seletivas, desenvolvidas pela Associação NATIVA, destinadas à captura das vespas fundadoras, no início de cada ano e à realização de ações de sensibilização e informação da população.

O trabalho desenvolvido para controlo desta espécie invasora é fundamental para a segurança dos cidadãos, já que os ninhos se localizam muitas vezes em zonas urbanizadas e que a vespa asiática alimenta-se, para além das abelhas, de outros insetos polinizadores, colocando em risco a polinização, a produção agrícola e a sustentabilidade de todo o ecossistema.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login