Rádio Onda Viva

Emissão Online

Parquímetros vão regressar e com novas zonas pagas

Os parquímetros em Vila do Conde foram desativados em 2020 por altura da pandemia. Quatro anos depois, são cada vez mais os comerciantes que reclamam com a falta de rotatividade, sobretudo em zonas com o quarteirão do Tribunal ou as ruas da repartição das Finanças e do Centro de Saúde.

O presidente da Câmara reconhece o problema e admite que a situação tem que ser revista, até por ser das poucas cidades sem essa cobrança na região, impedindo a autarquia de aceder a essa receita. Vítor Costa revelou que já está concluído um estudo, que foi feito por uma empresa externa, que gizou um plano para reativar os parquímetros e alargar as áreas de estacionamento tarifado. Tudo será feito de forma faseada e a ideia é começar com as zonas centrais da cidade, sendo certo que os residentes terão condições especiais.

A zona da praia será uma das que, de acordo com o plano, deverá ter estacionamento pago, que Vítor Costa diz ser “inevitável e justo”. O projeto deverá ser apresentado muito em breve à Câmara e à Assembleia Municipal. Haverá discussão pública, depois votação e aprovação, abertura de concurso público e visto do Tribunal de Contas. Vítor Costa assegurou que a ideia é ter tudo fechado até ao final do mandato, ou seja até ao fim do verão de 2025.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login