Rádio Onda Viva

Emissão Online

Capital Europeia da Juventude não será em V.Conde em 2026

Vila do Conde não vai ser Capital Europeia da Juventude em 2026. A candidatura vilacondense perdeu a corrida para a cidade de Tromso, na Noruega, que também superou a concorrência de Málaga (Espanha), Izmir (Turquia) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina).

Apesar de falhar o objetivo, a autarquia considera que este "este foi um momento relevantíssimo para o concelho, que viu o seu nome entre os finalistas e se tornou num exemplo nacional e internacional de boas práticas na área das políticas públicas de juventude". O comunicado municipal salienta ainda que "Vila do Conde é, hoje, referida por toda a Europa como um bom exemplo do que uma cidade pode fazer para envolver os seus cidadãos mais jovens e promover os seus direitos. Esse reconhecimento é, por si só, uma grande vitória”. A edilidade liderada por Vítor Costa, que havia escolhido o slogan “making waves” para a candidatura, prometeu continuar “a aprofundar o trabalho” iniciado e a “amplificar as vozes da juventude”.

Já a Juventude Social-Democrata de Vila do Conde, através do presidente Pedro Meneses, lamentou o desfecho e criticou o elevado investimento que acabou por não ser bem-sucedido.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login