Rádio Onda Viva

Emissão Online

15 milhões para mudar o porto da Póvoa. Veja como vai ficar

A Câmara da Póvoa assinou, ontem, com a Docapesca – Portos e Lotas um protocolo de transferência de competências. Com este documento, o município passa a ficar com a gestão de todas as áreas afectas à náutica de recreio, espaços e instalações de apoio à pesca não inseridos na área de jurisdição do porto comercial, bem como áreas sob jurisdição da Docapesca sem utilização portuária. A autarquia tem já, para todo aquele espaço, um ambicioso projeto de mais de 15 milhões de euros.

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que presidiu à cerimónia, diz que esta transferência de competências é um dos desígnios do atual governo e será feita em todos os municípios onde haja portos de pesca.

O presidente da Câmara da Póvoa, Aires Pereira, diz que esta transferência vai permitir à autarquia avançar com os projetos e com as obras de requalificação de toda aquela zona, num processo que se iniciou já com a construção da nova marina norte, para a qual foi celebrado, na altura, um protocolo específico. Agora, a intervenção será em toda a área dos antigos armazéns, que com a construção dos novos armazéns de pesca, na fronteira com o município de Vila do Conde, ficaram desocupados. A ideia é fazer os projetos e preparar as candidaturas ao novo quadro comunitário 2030.

O projeto será executado por fases. O investimento deverá ultrapassar os 15 milhões de euros. Aires Pereira avisa ainda que, com esta transferência de competências, situações como a venda ilegal de peixe à entrada do porto são, definitivamente, para acabar.

O presidente da Câmara da Póvoa explica ainda que o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) será um dos que deverá sair daquele edifício antigo e ter novas instalações na zona norte do porto.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login