Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa em Transição já tem estatutos com a colaboração do PS

A Câmara da Póvoa já aprovou os estatutos da Póvoa em Transição – Associação pelo Clima da Póvoa de Varzim. O presidente da Câmara, Aires Pereira, diz que esta entidade, que terá como sócios-fundadores a Biopolis da Universidade do Porto, a autarquia e a Junta de Freguesia de Rates, estará a funcionar em pleno no início do próximo ano. A Póvoa em Transição será a gestora do Centro do Clima recentemente criado em S. Pedro de Rates.

João Trocado, do PS, explica que a associação terá, numa fase inicial, um diretor executivo e quatro técnicos. O projeto de estatutos foi levado a votação na reunião do executivo.

Os socialistas propuseram algumas alterações à proposta da maioria PSD, no sentido de garantir democraticidade, transparência e equidade na contratação destes novos funcionários relativamente aos restantes trabalhadores do município. João Trocado diz que a ideia foi evitar que se criasse uma nova Varzim Lazer. 

No final, e porque a maioria cedeu à maioria das reivindicações socialistas, o PS acabou a votar a favor e os novos estatutos da Póvoa em Transição foram aprovados por unanimidade. Esta associação vai dedicar-se à promoção da transição climática através do recém-criado Centro do Clima, que irá gerir o parque verde de S. Pedro de Rates com o objetivo de lhe dar um carácter experimental e de investigação.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login