Rádio Onda Viva

Emissão Online

112 milhões de euros para o maior orçamento de Vila do Conde

2024 vai ter o maior orçamento de sempre da Câmara Municipal de Vila do Conde. São 112 milhões de euros (mais 57,7% do que em 2023). O edil Vítor Costa sublinhou que o próximo plano de atividades soube tirar partido das oportunidades dos fundos comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência e também exigir do Orçamento de Estado.

Vítor Costa elencou as obras, que, no total, ascendem a mais de 46 milhões de euros (com investimentos em 2024 e nos anos seguintes). A construção e reabilitação de habitação social (17 milhões de euros), a intervenção nas escolas (8 milhões, com destaque para a empreitada na EB 2,3 “A Ribeirinha”, em Macieira, avaliada em 5 milhões), a execução de parques infantis no concelho, o Centro de Saúde das Caxinas (2,8 milhões de euros, tendo o concurso sido lançado na passada semana), a reabilitação do muro da beira-rio na Praça da República (2,1 milhões) ou o remate da marginal na Poça da Barca, na cobertura dos armazéns de pesca (2 milhões) são algumas das obras mais significativas. Para as freguesias vão 5,5 milhões de euros para diversas obras de urbanização, aos quais se juntam mais 4,3 milhões em transferências correntes e de capital e contratos de delegação de competências.

Quanto a impostos, o IMI manter-se-á no mínimo, continuando a derrama, o cheque-creche e o cheque-educação, bem como o apoio à renda. A taxa de resíduos urbanos deverá aumentar, mas “sempre abaixo da taxa de inflação” e, quanto à água, embora não fazendo parte do orçamento municipal, qualquer aumento terá que ser aprovado pelo executivo e Vítor Costa diz que ainda não recebeu a proposta da Indáqua, embora admita que irá, com certeza, haver subida.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2024 irá ser votado na reunião do executivo da próxima quarta-feira.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login