Rádio Onda Viva

Emissão Online

Oceano Atlântico vai ter menos plástico graças a barreira no Rio Ave

Vila do Conde já tem em funcionamento o Projeto ‘The Great Bubble Barrier’. A cerimónia de inauguração deste sistema pioneiro em Portugal decorreu esta manhã junto à foz do Rio Ave. No evento marcaram presença o presidente da Câmara, Vítor Costa, o Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, o vice-presidente da Associação Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, a coordenadora internacional do projeto Maelstrom, Fantina Madricardo, a coordenadora nacional do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Isabel Sousa-Pinto, o coordenador em Malta, Luciano Mule Stagno, e o responsável tecnológico do projeto, Philip Ehrhorn.

Este consiste numa tecnologia inovadora de barreira de bolhas de ar que tem como objetivo captar plásticos no Rio Ave, impedindo que esse tipo de poluição chegue ao Oceano Atlântico. A aplicação desta tecnologia integra-se numa parceria internacional que junta 14 entidades com a missão de investigar e implementar tecnologias inovadoras para a identificação, remoção e reciclagem de lixo marinho. Os estudos mostram que a barreira de bolhas captura cerca de 86% dos detritos inorgânicos na coluna de água, sem obstruir a passagem de peixes, outras vidas aquáticas ou o tráfego de navios.

O edil vilacondense fez questão de sublinhar que a autarquia adotou uma abordagem proativa em relação à poluição plástica e estabeleceu uma parceria com a equipa do MAELSTROM, com a qual projetou e implementou a barreira de bolhas agora em atividade na foz do Rio Ave. O projeto contou também com o apoio de diversos intervenientes locais, como a DocaPesca, a APA, a Capitania do Porto de Vila do Conde e o CMIA que, em articulação com a Câmara Municipal e os restantes parceiros, tiveram um papel fundamental na conceção e implementação do sistema, enalteceu Vítor Costa.

As declarações poderão ser ouvidas nos noticiários de domingo.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login