Rádio Onda Viva

Emissão Online

1,9 milhões para reabilitar igrejas de Santa Clara e da Matriz

A Câmara de Vila do Conde e a Direção-Geral do Património Cultural assinaram, ontem, dois acordos para a realização de obras de reabilitação nas igrejas de Santa Clara e da Matriz. A assinatura do Contrato Interadministrativo de Cooperação envolveu a Direção Geral do Património Cultural, representada pelo Diretor Geral, João Carlos dos Santos, a Direção Regional do Norte, através da Diretora Regional, Laura Castro e o Município de Vila do Conde, pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, na presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Durante a cerimónia foi assinado o protocolo de financiamento entre o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e o Município de Vila do Conde, no valor total de 1.9 milhões de euros, assegurado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do investimento “RE-C04-i02 – Património Cultural”, que abrange as intervenções nas duas igrejas, ambas Monumento Nacional.

O presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, explicou os dois espaços precisavam urgentemente de uma intervenção e o facto de a autarquia ser a dona de obra é uma forma de acelerar o processo. Na Igreja de Santa Clara, as obras, orçadas em 1,65 milhões de euros, serão mais profundas. O velhinho templo tem problemas sérios na cobertura e risco de derrocada no coro alto e no órgão do século XVIII. A empreitada incluiu ainda a criação de um núcleo museológico. Na Igreja Matriz, o altar de S. João ruiu em dezembro de 2018. Agora, altares e retábulos serão alvo de uma intervenção, orçada em 250 mil euros.

As obras deverão arrancar no terreno no início do verão do próximo ano.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login