Rádio Onda Viva

Emissão Online

Póvoa firma parceria histórica com Marinha e Universidade Católica

A Câmara da Póvoa de Varzim assinou, ontem, um Protocolo de Cooperação com a Marinha e com a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica para criar um Curso de Especialização em Estudos do Mar, Estratégia e Segurança Global.

O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Gouveia e Melo, veio aos Paços do Concelho saudar a iniciativa pioneira e descentralizada da autarquia poveira que junta o poder local, a academia e as Forças Armadas para “potenciar aquilo que temos de melhor: o mar”. O Almirante transmitiu o interesse em colaborar neste curso e disponibilizar à população os conhecimentos adquiridos pela Marinha ao longo dos 700 anos de existência. Gouveia e Melo diz que Portugal tem apostado pouco no mar e a culpa é de todos, sendo preciso inverter esse cenário e voltar a olhar para essa área.

Num dia que apelidou de “histórico”, o presidente da Câmara da Póvoa explicou que o curso, que vai arrancar já em fevereiro, terá duas vertentes, uma para pessoas licenciadas e outra para que não tem curso superior. Numa primeira fase, a formação vai funcionar na zona empresarial do Centro Coordenador de Transportes, mas a ideia é que este seja um primeiro passo para uma Escola do Mar, que ficará instalada na antiga fábrica de conservas “A Poveira”. O projeto já está a ser preparado para ser candidato no âmbito do programa 2030, revelou Aires Pereira. O edil fez questão de sublinhar que o concelho sempre esteve virado para o mar, mas concorda é preciso descobrir novos horizontes.

“A Póvoa de Varzim mostra a força de fazer-acontecer, a nossa força em continuarmos a ser um concelho e um povo diferente dos outros. A nossa força de levantar um projeto único em Portugal, de procurar uma janela de oportunidade, com parceiros de alto nível como é o caso da Universidade Católica e da Marinha”. Aires Pereira assumiu que “faltava à nossa cidade dar este passo no sentido de se afirmar como uma referência marítima nacional” e que o Município tem, agora, condições para dar resposta a esta necessidade de tornarmos a nossa economia azul mais competitiva e com maior capacidade de gerar valor. Deixou ainda uma palavra de apreço ao Almirante Silva Ribeiro, ao Professor Azeredo Lopes e ao Dr. Miguel Marques, “por connosco terem acreditado nesta ideia”.

O Diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Fontaine Campos, explicou que estará organizado de forma a compreender vertentes formativas relacionadas com as oportunidades e os desafios gerados pelo mar, sendo constituído por quatro módulos: Direito e Relações Internacionais; Estratégia; Tecnologia, Recursos e Segurança e proteção Marítima; Economia e Desenvolvimento Sustentável.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login