Rádio Onda Viva

Emissão Online

Professor vilacondense homenageado por universidade chinesa

Mário Barbosa, professor Emérito da Universidade do Porto, professor Catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigador no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente homenageado com o título de “Professor Convidado Qiushi” pela Universidade de Zhejiang em Hangzhou, na China. Trata-se da maior honra atribuída por esta universidade a investigadores estrangeiros.

Um “Professor Convidado Qiushi” é selecionado entre cientistas de renome mundial que possuem uma influência académica internacional significativa nas suas áreas de conhecimento e que alcançaram um reconhecimento notável por parte da comunidade académica. “Qiushi”, que significa “Procurar a Verdade”, é o lema da Universidade de Zhejiang.

O Comité Académico da universidade chinesa concordou unanimemente em conferir o título ao vilacondense Mário Barbosa devido à sua “distinta posição académica, à sua investigação na área dos biomateriais e às suas contribuições substanciais para a cooperação sino-portuguesa”, explica a Universidade do Porto. O Comité Académico acredita que as conquistas científicas do investigador português “contribuirão, sem dúvida, para acelerar o progresso da universidade, no sentido de se tornar uma instituição de classe mundial”.

Com uma carreira docente dividida entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o ICBAS, Mário Barbosa foi cofundador e diretor do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) e o primeiro diretor do i3S. 

Para o investigador, esta distinção significa o reconhecimento do trabalho realizado por vários investigadores do i3S em colaboração com a Universidade de Zhejiang.

A colaboração entre Mário Barbosa e a China começou em 1998. Ao longo dos anos, esta colaboração concretizou-se em projetos de investigação conjuntos, intercâmbio de estudantes de doutoramento e a realização de encontros científicos entre Portugal e a China e entre a Europa e a China.

Em 2021, no ano em que jubilou, Mário Barbosa foi distinguido com três Medalhas de Mérito pelas suas contribuições para o Ensino e a Ciência: uma atribuída pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), outra pela Câmara de Vila do Conde e outra pela Câmara do Porto.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login