Rádio Onda Viva

Emissão Online

Já são conhecidos os pormenores da futura SAD varzinista

O projeto da futura SAD (Sociedade Anónima Desportiva) do Varzim foi hoje apresentado aos associados numa sessão de esclarecimento que decorreu no Salão Nobre do Leões da Lapa.

Confirmando-se a notícia avançada em primeira mão pela Rádio Onda Viva, o investidor da futura SAD é o agente FIFA Ulisses Jorge, dono da empresa UJ Football Talent. Mas a empresa que pretende injetar capital no Varzim chama-se Universal Sports United, sociedade comercial com sede no Reino Unido.

O memorando de entendimento estabelecido entre as partes para a transformação de SDUQ em SAD terá de ser aprovado pelos sócios em Assembleia Geral até 31 dez dezembro de 2023.

O acordo prevê que Ulisses Jorge, numa primeira fase, ficará com 47 por cento da SAD, o Varzim terá 41 por cento, o presidente da Direção, Edgar Pinho, 10 por cento e os restantes dois por cento serão repartidos por mais dois acionistas, um indicado pelo Varzim e outro pelo investidor. Numa fase posterior, em 2026, o investidor passará a deter 53 por cento do capital e o Varzim 35 por cento. 

Refira-se que Edgar Pinho, como maior credor do Varzim, tendo cerca de 900 mil euros a receber do clube, “acedeu temporariamente a receber esse valor em ações”. Quanto ao investimento, a avaliação de uma futura SAD varzinista cifrou-se nos 8 milhões de euros e, portanto, Ulisses Jorge terá que pagar 4,2 milhões por 53 por cento da SAD.

O Varzim já recebeu 600 mil euros nos últimos meses para resolver problemas de tesouraria e caso a SAD não seja aprovada, o investidor ficará com os créditos de 400 mil euros que o clube irá receber do Vitória de Guimarães, pela opção de compra do passe do médio Zé Carlos que já foi exercida. Os restantes 200 mil euros serão pagos pelo Varzim em 24 prestações. 

Quanto a objetivos, “levar equipa profissional à I Liga o mais rápido possível” é o principal desígnio, assim como “proporcionar condições à formação que lhe permitam tonar-se uma referência nacional, atingir e manter, de forma sustentada, uma situação de estabilidade financeira e recuperar e valorizar todo o património imobiliário”.

O avançado Derlei, antigo jogador de FC Porto, Benfica e Sporting, será o rosto do projeto e já falou aos associados do Varzim, declarações que pode ouvir nos noticiários deste domingo na Onda Viva (9h, 11h e 14h), tal como o que disse o vice-presidente Miguel Suarez no final.

Estão agendadas mais duas sessões de esclarecimento para o dia 24 (20h30) no pavilhão da Associação da Matriz, e no dia 30 (20h30), no Auditório Municipal da Póvoa.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login