CEJ vai formar juízes e magistrados em V.Conde já em 2025
- Detalhes
- Categoria: Notícias Regionais
- Publicado em sexta-feira, 03 novembro 2023 17:19
- Escrito por: João Ricardo
A ministra da Justiça assistiu, hoje, em Vila do Conde, à assinatura do protocolo de financiamento das obras de requalificação e adaptação do edifício do Convento do Carmo para a instalação de uma delegação do Centro de Estudos Judiciários (CEJ). O documento de colaboração foi firmado entre o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, representado pela presidente do Conselho Diretivo, Rosa Sá, e a Câmara Municipal, representada pelo presidente, Vítor Costa, numa cerimónia que contou também com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Albino Costa
O espaço vai formar juízes e procuradores do Ministério Público e, explicou Catarina Sarmento e Castro, é um momento histórico para o país. Pela primeira vez na história, haverá um pólo do CEJ fora de Lisboa, respondendo, assim, a um anseio dos magistrados que são, nos últimos anos, oriundos, na sua maioria, da zona norte do país.
A governante referiu que Vila do Conde foi escolhida entre várias outras localizações e o o objetivo será aumentar a capacidade formativa de magistrados. Catarina Sarmento e Castro revelou que a obra vai custar cerca de um milhão, devendo decorrer durante o ano de 2024 e ficar concluída até ao início de 2025.
Satisfeito e orgulhoso com esta conquista para Vila do Conde, que considerou ser um testemunho da crescente importância do município no cenário regional e nacional, o presidente da Câmara referiu que muitos cidadãos acabaram por não seguir os estudos judiciários por terem apenas uma escola a funcionar em Lisboa, mas isso irá agora deixar de suceder, contribuindo para a promoção da justiça e do acesso à formação especializada na região Norte de Portugal. Vítor Costa confirmou ainda que a autarquia será responsável pelo projeto e pela empreitada, que quando estiver pronta será mais um passo em direção à descentralização e à coesão territorial.
As declarações podem ser ouvidas na edição local.
by WebFarol