Rádio Onda Viva

Emissão Online

Montra começa hoje no comércio tradicional de Vila do Conde

Arranca hoje, o Montra – Mostra de Arte Contemporânea em Montras do Comércio Tradicional de Vila do Conde. Este ano, há 12 propostas para ver até ao próximo dia 19 de novembro. Neste primeiro fim-de-semana, são cinco exposiçõe, uma visita guiada, uma conversa e uma performance todas de acesso livre e gratuito, num festival em que a cultura literalmente sai à rua.

A abrir, hoje, às 19h30, n’O Pátio Café terá lugar a performance “Ocupação Cia Excessos”, de Hilda de Paulo e Tales Frey, tendo o corpo e o vestuário como centralidade discursiva. 

Amanhã, arrancam as exposições, com uma visita guiada por todo o itinerário. Começa às 15h30 por “Blaring Hex of Care”, uma mostra colectiva de jovens estudantes do ensino artístico, a ter lugar na Galeria by edmundo. Segue-se “Corta e Cola Existencial”, no Bosque Concept Store, na qual Helena Rocio Janeiro explora, nas suas colagens, a ideia da transformação contínua. “Aqui do Outro Lado” é uma instalação provocatória do artista plástico vila-condense Francisco Laranjeira, apresentada nas Mercearias Torres, e “Miragem”, do ilustrador poveiro Luís Silva, uma reflexão bem-humorada sobre as tecnologias da informação e as redes sociais, em exposição na Sapataria S. João.

A tarde da sábado do primeiro fim-de-semana da 4.ª edição do Montra termina na São João Gallery, pelas 19h, com uma conversa em torno da colectiva de fotografia “Recomeçar”, um projecto da The Cave Photography com os Encontros da Imagem de Braga. 

No domingo, pelas 18h, terá lugar no Mercado das Caxinas a performance resultante da residência artística “Nortear”, dinamizada por Tânia Dinis e Mariana Sardon nesta comunidade piscatória. 

O Montra é organizado pela Noites Claras - Associação Cultural, com o apoio da Câmara de Vila do Conde, da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde e a parceria com o FIS – Festival Internacional de Solos, que vai decorrer, no final do mês na Póvoa de Varzim.

Até ao dia 19, há artes plásticas, circo, dança, design, escultura, figurinos e cenografia, fotografia, literatura, música, poesia, teatro e vídeo para ver nas montras do comércio tradicional de Vila do Conde.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login