Rádio Onda Viva

Emissão Online

Bispo natural de Rates homenageado em Terras de Bouro

O novo Bispo Auxiliar do Porto, o ratense D. Roberto Rosmaninho Mariz, foi, ontem, homenageado pela Câmara de Terras de Bouro. D. Roberto Rosmaninho Mariz foi distinguido com a Medalha de Honra do concelho no Dia do Município pelos diversos cargos que desempenhou em Terras do Bouro, com destaque para o de presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta, cargo que exerceu desde janeiro de 2019 até maio de 2023, altura em que foi nomeado, pelo Papa Francisco, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.

O homenageado, natural de Rates, na Póvoa de Varzim, manifestou a sua gratidão, reconhecimento e compromisso a Terras de Bouro: “reconhecimento para com a Irmandade de S. Bento e o compromisso de que, por onde andar e estiver, sempre falarei bem de Terras de Bouro, obviamente por S. Bento, mas também pelo Gerês e pelas boas gentes daqui e das coisas que se podem vivenciar”, afirmou.

Na cerimónia foram ainda homenageados os ex-presidentes da Câmara de Terras de Bouro António José Ferreira Afonso e José Cracel Viana.

Aos 49 anos, em julho, D. Roberto Mariz tornou-se o mais jovem bispo português. Era ecónomo-tesoureiro da Arquidiocese de Braga e pároco de São José de São Lázaro (Braga). Foi nomeado com o título de Vita, antiga diocese na atual Tunísia.

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login