Rádio Onda Viva

Emissão Online

Sindicato denuncia falta de enfermeiros no Hospital de Barcelos

Os enfermeiros do Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos, estão “exaustos” e “sem capacidade para prestar todos os cuidados de saúde que deveriam”. A denuncia é do presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), Pedro Costa, que diz que a situação é particularmente complexa nos serviços de Ortopedia e Cirurgia.

Pedro Costa diz que o serviço passou de 33 para 37 camas, mas o número de enfermeiros diminuiu de 37 para 26 profissionais, “o que está a obrigar muitos colegas a disponibilizarem tempo de descanso para fazer turnos extra”. Em alguns turnos, admite, “em vez dos sete enfermeiros escalados, só quatro ou cinco estão efetivamente ao serviço”.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros diz que a taxa de absentismo por doença não foi tida em conta na elaboração das escalas e há pessoal que se reformou ou foi para outros hospitais e não foi substituído

“Os colegas estão exaustos e não conseguem fazer todo o serviço”, denuncia Pedro Costa, explicando que, em muitos casos, “ajustam os cuidados de saúde prestados em função do número de enfermeiros escalados, quase como se estivessem a prestar cuidados mínimos em dias de greve”

O Sindicato aconselhou a administração a reduzir temporariamente o número de camas, mas a proposta foi rejeitada.

Aos enfermeiros, a administração diz que não tem autorização superior do Ministério das Finanças para contratar mais enfermeiros. O Sindicato dos Enfermeiros admite a possibilidade de adotar medidas mais duras.

Clique para solicitar um orçamento

RECOMENDADAS

Login