Rádio Onda Viva

Emissão Online

Atenção: depois da tempestade em terra, chega a agitação no mar

Já baixou para amarelo o alerta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) nos distritos do norte, nos quais se incluem o Porto, Braga e Viana do Castelo. O alerta amarelo vai-se manter até às 6h00. Poderá haver aguaceiros por vezes fortes, podendo ser de granizo e ocasionalmente acompanhados de trovoada, mas o vento vai diminuir.

Já no mar, o alerta laranja começa, hoje, às 21h00 e prolonga-se até às 21h00 de amanhã. Haverá, diz o IPMA, ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura, podendo atingir os 14 metros.

Devido à forte ondulação, estão assim encerradas, na região, a toda a navegação as barras do Douro, Vila do Conde, Póvoa e Esposende. A barra de Viana está fechada a embarcações com menos de 30 metros e só Leixões tem a barra aberta a toda a navegação.

Em todo o país, segundo a Marinha, há nove barras fechadas e três condicionadas, quase todas na região norte.

As capitanias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde recomendam que se evite circular na orla costeira e nas zonas ribeirinhas, se vigiem infraestruturas localizadas junto à linha de costa, se reforce a amarração das embarcações atracadas nos cais e marinas e se assuma uma postura de segurança, evitando comportamentos de risco.

À comunidade piscatória, a capitã Mónica Martins recomenda que regressem ao porto de abrigo mais próximo, evitando sair para o mar até que as condições melhorem. Os pescadores lúdicos de pesca à cana devem evitar pescar junto a quebra-mares e zonas rochosas nas frentes costeiras, atingidas pela rebentação das ondas, e à população em geral pede-se muita cautela com os passeios à beira-mar.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login