Rádio Onda Viva

Emissão Online

Babet: chuva, vento e ondas que podem chegar aos 10 metros

Estão fechadas a todas as embarcações as barras dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde. Devido à agitação marítima e à previsão de ondas que podem atingir os dez metros, o distrito do Porto está, hoje, desde as 6h00 e até às 21h00 em alerta laranja.

Até ao início da tarde de hoje, está ainda previsto vento forte do quadrante sul, com rajadas até 95 km/h, sendo até 110 km/h nas terras altas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou 11 distritos – entre eles Porto, Viana e Braga – em alerta laranja

Hoje, “a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”, avisa o IPMA.

“Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, na quinta-feira, com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos”, acrescenta ainda o Instituto.

Entretanto, a previsão de mau tempo para os próximos dias levou já a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

Quanto ao mar, as capitanias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde recomendam muito cuidado. Evite “circular ao longo de toda a faixa costeira”, estão desaconselhados os passeios junto à costa e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

Aos pescadores lúdicos de pesca à cana aconselha-se que assumam extrema cautela, evitando pescar junto a falésias, quebra-mares e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

  

VianaCar

RECOMENDADAS

Login