Rádio Onda Viva

Emissão Online

Urgência de Cirurgia e Medicina encerradas no fim-de-semana

Depois de Barcelos e Matosinhos, agora é a vez do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CHPV/VC) anunciar que vai encerrar, este fim-de-semana, a Urgência de Cirurgia Geral e Medicina Interna. O encerramento começa às 8h00 de sábado e prolonga-se até às 8h00 de segunda-feira. Mantêm-se em funcionamento as Urgências de Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Ortopedia.

O encerramento, diz, em comunicado, o CHPV/VC, “deriva de dificuldades na constituição de equipas médicas”, dada a recusa de vários médicos em fazer mais do que as 150 horas extras previstas na lei. A situação deverá, agora, ser avaliada semanalmente e pode vir a repetir-se nos próximos fins-de-semana.

Entretanto, o ministro Manuel Pizarro convocou os sindicatos para reabrir as negociações, depois de reunir com o bastonário da Ordem dos Médicos. Este sábado, a direcção executiva do SNS vai reunir-se com os hospitais para fazer um ponto da situação.

A  Federação Nacional dos Médicos (FNAM) afirma que são já mais de dois mil os médicos que, em todo o país, recusaram fazer mais horas extras do que as 150 previstas na lei. Segundo a FNAM, os serviços de urgência estão "fortemente condicionados e com equipas insuficientes" em 33 hospitais de todo o país. Na região, há condicionamentos de serviço nos hospitais de Barcelos, Famalicão, Matosinhos, Porto e Póvoa de Varzim/Vila do Conde, sendo que, no caso de Cirurgia, estão fechadas as Urgências da Póvoa, Barcelos e Pedro Hispano (Matosinhos). Os utentes serão enviados para os hospitais de Braga (Barcelos) ou S. João (no caso da Póvoa e do Pedro Hispano).

OP Automóveis

RECOMENDADAS

Login