Rádio Onda Viva

Emissão Online

Município de Esposende lança concurso para recolha de resíduos

A Câmara de Esposende vai abrir concurso público internacional para a prestação de serviços de recolha de resíduos no concelho. O concurso terá um valor estimado de mais de 30 milhões de euros e será valido por 10 anos. A proposta do executivo liderado por Benjamim Pereira será, hoje à noite, votada pela assembleia municipal, numa sessão que se irá realizar em Forjães.

A autarquia explica que, terminado o contrato do atual prestador de serviços, entendeu ser tempo de definir uma estratégia de gestão integrada de resíduos, contemplando ações no plano da prevenção da produção de resíduos e do aumento da reciclagem, com vista à sua valorização económica e à proteção do ambiente. Quer ainda melhorar a eficácia e a capacidade operacional dos serviços, com o objetivo de salvaguardar a sustentabilidade ambiental e económica do sistema de gestão de resíduos.

O concurso terá em consideração as novas orientações estratégicas a nível nacional e a legislação aplicável, no sentido de incluir diferentes fluxos de resíduos, com especial enfoque na recolha de biorresíduos e vários serviços complementares ao nível da limpeza urbana.

Assim, terá que ser assegurada a realização de circuitos de recolha de resíduos indiferenciados, bem como a recolha de biorresíduos, assim como o fornecimento, lavagem, higienização e manutenção de contentores. Acresce ainda a inclusão de serviços ao nível da limpeza de praias e da limpeza urbana, nomeadamente o corte de ervas infestantes alargado às freguesias, lavagem de ruas, limpeza de grafitis, contentorização para a recolha de resíduos verdes, entre outros.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login