Rádio Onda Viva

Emissão Online

Há preocupação com descida do preço do leite ao produtor

Depois de uma década muito negra para a produção de leite, foi há sensivelmente um ano que o preço do leite pago ao produtor teve uma subida como não havia memória, acompanhada por uma também nunca vista subida no preço do leite nas prateleiras do supermercado, que praticamente duplicou em pouco mais de um ano. Neste momento, o preço ao produtor já começou a descer e o presidente da Agros teme que se volte a um passado de má memória para os agricultores.

Apelando à intervenção do governo, Idalino Leão não entende porque é que a PARCA (Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar), criada justamente para ajudar ao equilíbrio na cadeia, entre produção, indústria e distribuição, reuniu, este ano, uma única vez. O dirigente quer ainda saber onde está o estudo dos preços do leite que foi prometido pela Ministra da Agricultura, em maio, aquando do anúncio da criação de um Observatório dos Preços Justos. Quanto a ajudas do governo, o presidente da Agros tem um olhar crítico. A título de exemplo, só no preço do gasóleo agrícola, a diferença para os congéneres espanhóis de preço é de 40 cêntimos por litro. Menos custos, num país vizinho que está a pagar ao produtor, em média, mais três cêntimos que Portugal, apontou Dialino Leão.

Neste momento, a Agros está a pagar ao produtor o leite a 50 cêntimos por litro, quando, em Portugal, o preço médio anda nos 44,12 cêntimos (dados de julho), tendo já descido cinco cêntimos desde o início do ano…

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login