Rádio Onda Viva

Emissão Online

Esposende celebrou passado a pensar no futuro

Esposende celebrou no fim de semana os 451 anos da criação do concelho e os 30 anos de elevação a cidade. A Missa Solene foi celebrada pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. José Cordeiro, na Igreja Matriz. Em dia de festa, realizou-se a tradicional cerimónia, que decorreu na Praça D. Sebastião, onde foram condecorados dez funcionários municipais – António Carneiro, António Sampaio, António Sá, Carla Ferreira, José Casal, José Cunha, Maria de Fátima Sampaio, Marta Fernandes, Miguel Silva e Raquel Campos – pelos 25 anos de serviço municipal.

Com a Medalha de Mérito Municipal foram distinguidas três personalidades: o fundador da Escola Profissional de Esposende, António Conde, “pela determinação, competência e espírito de missão”; o presidente da delegação das Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, José Maria Amorim, “pela grande disponibilidade para o associativismo e humanismo”; e o padre Manuel Losa pela “enorme disponibilidade” e pelos seus “50 anos de sacerdócio”. Com a mais alta condecoração do município – a Medalha de Honra de Esposende – foi agraciado o advogado José Brás Marques, “pela dedicação, competência, determinação e espírito de missão colocados ao serviço da comunidade”.

Na cerimónia comemorativa, o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, fez questão de agradecer ao Comissário das Comemorações dos 450 anos da criação do concelho, Manuel Albino Penteado Neiva, pelo sucesso do programa de atividades. Depois, o edil lembrou as obras concluídas no último ano: saneamento, o Museu do Sargaço e o Campo dos Sargaceiros em Apúlia e a obra do canal intercetor. Tudo somado, cerca de sete milhões de euros de investimento. Em curso estão obras que atingem um volume financeiro na ordem dos 8,5 milhões de euros, que incluem a requalificação do Largo Rodrigues Sampaio e do Mercado Municipal, o souto Citadino e o novo edifício do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (tornando realidade o sonho do Ensino Superior em Esposende, já no início de 2024). Em fase de projeto há mais um punhado de obras, sendo uma delas o Parque da Cidade, com a primeira fase adjudicada e previsão de arranque até ao final do ano.

As declarações podem ser ouvidas na edição local.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login