Rádio Onda Viva

Emissão Online

Mais seis radares na região envolvente e em setembro

A partir de 1 de setembro haverá mais 37 radares de controlo de velocidade média e instantânea nas estradas portugueses e vão começar a multar.

Serão 12 de velocidade média – ou seja, que calculam a distância entre dois pontos e o tempo que o condutor deveria demorar a percorrê-la. Na zona mais próxima da Póvoa de varzim serão apenas dois. Ambos na A3, em Braga, ao quilómetro 38.1 e na Trofa, ao quilómetro 16.9.

Já quanto aos radares de velocidade instantânea - que medem a velocidade de um veículo à passagem por um determinado ponto -, serão mais quatro: na A7, em Guimarães, ao quilómetro 110.7; na EN103, em Rio Covo – Santa Eugénia, Barcelos (22.9 km); na EN105, na Carreira e Refojos de Riba de Ave, em Santo Tirso (20 km) e na EN14 na Maia (6.1 km).

“O nosso objetivo não é castigar os condutores nem aumentar receitas com as multas. O nosso objetivo é dissuadir comportamentos de risco. Sabemos que nos locais onde, nos últimos sete anos, os radares têm estado a funcionar, o número de vítimas caiu 74%“, explicou a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar. O excesso de velocidade continua a representar mais de metade das infrações rodoviárias cometidas no País, só em 2022 representou 59,2%.

Até agora, estavam em funcionamento 61 radares em Portugal. Na região envolvente havia já controlo de velocidade na A3, com dois radares instalados em Pedrouços, na Maia, aos quilómetros 1.5 e 2.8, na A4-1, em Matosinhos (0.1 km) e na A28 na Póvoa ao quilómetro 34.3 e em Fajozes (Vila do Conde) ao quilómetro 21.1.

O governo tem ainda mais 25 pontos já identificados para colocação de radares em breve, mas nenhum será na nossa zona.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login